365 novas chances em 2021 – o melhor ano

Mais um ano se foi e diferente de todos os outros, 2020 foi o ano do aprendizado.
A pandemia veio tirando todo mundo da zona de conforto e nos forçou a repensar sobre quem somos e o que de fato tem valor nessa vida. Apesar de entendermos o conceito causa-efeito, ou seja, que tudo o que fazemos tem um efeito lá na frente, as nossas ações foram colocadas em prova de uma forma avassaladora e cruel. Foi meio que instantâneo ao ver que sair sem se preocupar com o próximo, afetava não só a saúde de quem tomava a decisão impensada, mas sim a de familiares, amigos e pais de amigos que muitas vezes não sobreviveram ao vírus como aconteceu com quem os transmitiu. A postura egoísta de uma única pessoa, passou a afetar em questão de dias a saúde e vida de muitas outras. E assim a corrente tomou força.

Ficar em casa de “quarentena” que virou ano-entena, deixou de ser algo simples e passou a significar cuidar do próximo. Todos que nos consideramos saudáveis, jovens e cheios de energia, fomos e ainda somos os maiores responsáveis para frear esse vírus e minimizar a contaminação em idosos, pessoas enfermas em hospitais, profissionais de linha de frente e muitas outras pessoas que já precisam ficar em casa para garantirem sua sobrevivência por ter alguma debilidade e que percentualmente são os mais vulneráveis e que perdem a vida com o covid-19.
É claro que tudo poderia ter sido diferente e apesar de todos nós desejarmos isso, poucos de fato fizeram o dever de casa.
O reflexo foi ter um ano inteiro de pandemia e entrar em 2021 ainda vivendo uma segunda onda mais forte, sem previsão de vacina no Brasil e sequer vislumbrar o fim de tudo isso.

A imagem desse post que diz “Querido 2021, por favor seja bom”, deve refletir o desejo profundo de muitas pessoas, apesar de sabemos que quem faz o ano ser bom ou ruim é cada um de nós. Então o meu primeiro post do ano é uma reflexão dos aprendizados que o ano passado me trouxe e junto todos os motivos para acreditar que 2021 vai ser sim diferente (pra melhor) e não é por milagre, ou unicamente pela vacinação que já começou em diversos países, mas por crer que toda essa situação e isolamento social, forçou as pessoas a refletirem na dor ou no amor. Estar recluso, trouxe introspecção e o despertar em muitas pessoas. Esse senso coletivo tem o poder de mudar as coisas e tornar tudo melhor.

Particularmente, até hoje, 02 de janeiro de 2021, não presenciei nenhum caso de Covid-19 em meus familiares (Graças à Deus), e mesmo assim seguimos nos cuidando da melhor forma que conseguimos para evitar qualquer risco para nós e para os que eventualmente estão em contato conosco.
Sabemos que só isso não é o suficiente, mas também entendemos que se cada um fizer sua parte, tudo pode de fato ficar maravilhosamente bem para a grande maioria.

Falando sobre minha experiência, meu ano foi muito bom e só tive motivos para agradecer. O meu grande presente chegou em 2020 (Bella) e viver a maternidade junto à uma pandemia me fez crescer. Claro que tive muitos momentos difíceis, momentos de extremo cansaço e certo desespero por caírem por terra os planos que havia feito para a minha nova vida após o nascimento da Bella, mas perder essa falsa ilusão de que eu controlava tudo em minha vida, me trouxe bastante entendimento e permitiu que eu me reconectasse comigo mesma e com o universo. Permitiu a entrega verdadeira do futuro à Deus, Universo ou força maior (ou o que quer que acredite). Passei a viver mais o presente e deixar os planos como passíveis de acontecer no tempo certo.

Continuo correndo atrás dos planos, permaneço com sonhos e visualizando muito sobre quais ações devo tomar para alcançar cada um deles, mas criei dentro de mim uma certeza absoluta de que algo muito maior está acontecendo e que tudo, absolutamente tudo o que me acontece é por algum motivo, seja para me fazer crescer, aprender ou me surpreender. Então no fim, está tudo certo. As vezes temos uma visão míope do que é o melhor pra gente e os planos lá de cima são muito melhores que os nossos. Nos resta manter essa conexão de amor e permitir. Nunca foi tão simples acreditar e entregar.

E me diz se as coisas não ficam mais leves quando você sente que tem alguém te ajudando em todos os seus planos e sonhos? Daí passamos a viver mais o presente e deixamos aquele hábito de ficar presos no passado ou futuro, gerando sempre frustração ou ansiedade e sem poder algum para mudar os dois tempos já que só conseguimos atuar no presente. É meio que aquela história de delegar sabe? Parar de centralizar todas as atividades e permitir que “outra pessoa” te ajude a conquistar o objetivo – mas sem deixar de fazer a sua parte porquê não vai cair do céu também, rs.

Então digamos que meu calendário ficou bem mais flexível e que apesar de ter sim uma certa ansiedade para ver tantas coisas que planejo acontecendo, esse sentimento diminuiu demais e se transformou em alegria. Hoje, faço o que está ao meu alcance para atingir meus objetivos, mas está tudo bem se eles acabarem sendo postergados alguns meses por força maior.

Lembra aquela história que diz que mais importante que atingir o topo é curtir a escalada? É bem isso que ando praticando. Busco enxergar a felicidade no hoje, no que tenho, curtir o que estou fazendo e o meu presente porque eu sei que a felicidade nunca está no fim. Sempre teremos mais sonhos a alcançar, e se parar pra pensar, eu vivo hoje o que sonhei alguns anos atrás (e é muito real isso, sem ser clichê).

Por isso reforço no que acredito: você tem o poder de tornar o seu 2021 diferente, intenso, feliz e o melhor ano que já teve. Apesar do governo ser o que gosta ou não, de ter ou não vacina, de viajar ou não o ano inteiro, de alcançar ou não o seu maior sonho do momento. A vida está acontecendo agora e tem muito ainda para curtir e conquistar.

Por isso, meu desejo é que viva o presente e faça o que estiver hoje ao seu alcance para se sentir bem e feliz.

SEJA o ano novo que você deseja e escreva hoje a página 2 das 365 páginas em branco que tem para escrever em 2021.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s